fbpx

Atualmente, o emagrecimento tem sido um dos maiores desafios para sociedade, visto que muitas pessoas sentem uma grande dificuldade para obter uma perda de peso com saúde e composição corporal adequada.

Levando que o Brasil é um dos países com alto índice de obesidade, que tem causado o aumento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos etc.

Para emagrecer com saúde é necessário equilíbrio entre o consumo e o gasto energético do que se ingere. Dessa forma, vale salientar as medidas para ter um emagrecimento saudável:

  • Gasto energético: é importante que o corpo gaste mais calorias do que consome. Por isso a importância do nutricionista para montar um plano alimentar individualizado de acordo com a rotina, preferencias e aversões.
  • Dietas restritivas: há um serie de dietas restritivas que prometem o emagrecimento rápido, levando perda de massa magra, deficiência de nutrientes que podem ter consequências graves a saúde como anemias, fraquezas, queda de pressão arterial, vertigens.
  • Alimentação: alimentos que ajudam saciedade ricos em fibras (aveia, linhaça, frutas, folhosos e legumes), proteínas que ajudam no ganho de massa magra e alimentos termogênicos que auxiliam no metabolismo (gengibre, chá verde, canela, pimenta, café), além de diminuir o consumo de sal, açucares e alimentos com gordura saturada.
  • Atividade física: a Organização Mundial de Saúde recomenda praticar ao menos 150 minutos de exercícios moderados, media de três vezes na semana, para pessoa ser considerada ativa (caminhada, musculação, corrida, dança, natação entre outros).
  • Agua: ingerir 35 ml por Kg de peso corporal de líquidos.
  • Dormir: média de 6 a 8 horas de sono diário. Pois a falta deste pode não só aumentar os níveis do cortisol (hormônio do estresse) mas também prejudicar o ganho de massa magra e o desempenho físico.

Em suma, é perceptível a necessidade de acompanhamento de um profissional da área, para que possa proporcionar emagrecimento saudável e eficaz.

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.